quinta-feira, 8 de abril de 2010

Prefeitura de Socorro paga piso salarial nacional aos professores


Desde o final de março que os professores que lecionam na Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro foram contemplados com o pagamento do piso salarial nacional no valor de R$ 1.024,77. O benefício passou a vigorar após a aprovação do projeto do Executivo Municipal que trata da atualização do Plano de Carreira e Salários do Magistério socorrense. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores do município, no último dia 23 de março.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Wellington Mangueira o processo de negociação envolveu também as secretarias municipais da Administração, Fazenda e a Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica de Sergipe (Síntese), em Socorro.

´´Os educadores já receberam os salários pagos no final de março conforme o projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Socorro”, destacou Mangueira ao informar que em relação aos meses de janeiro e fevereiro, a prefeitura fará uma folha extra para efetuar o pagamento da diferença salarial ainda na primeira quinzena de abril.

O pagamento do novo piso salarial nacional beneficiou 542 educadores do município. Os professores que possuírem regência de classe terão incorporação de 30 % aos salários, além de triênios, gratificação por difícil acesso para os profissionais que trabalham no segundo turno, entre outros.

Conforme explicação do secretário de Educação, Wellington Mangueira os educadores tiveram ganhos reais se comparado aos salários pagos anteriormente. Ele lembrou que, na época os educadores recebiam gratificações que oscilavam até 100%, entretanto não garantia um fixo básico a classe.

As negociações entre o município e os representantes do Sindicato em Socorro foram iniciadas no ano passado. O fechamento do acordo aconteceu após uma política de diálogo entre a Secretaria de Educação do município e o Sintese, que evitou a realização de paralisações e manifestações de um modo geral.

Ainda durante o processo de negociação o município disponibilizou a folha de pagamento dos professores e as receitas provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).“Com base nestas informações, a Prefeitura e o Sintese, trabalharam em clima de muita democracia e o acordo saiu naturalmente. Prevaleceu o espírito da cidadania”, afirmou o secretário de Educação, Wellington Mangueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário