quinta-feira, 15 de abril de 2010

Prefeitura de Socorro participa de reunião com governador


Agilizar o processo de decretação de estado de emergência e dinamizar a coleta de informações dos 17 municípios mais atingidos pelas fortes chuvas que caíram em Sergipe nos últimos dias. Esse foi o objetivo da reunião com o governador do estado, que aconteceu no Palácio dos Despachos, em Aracaju, nesta quarta-feira, 14.

A secretária da Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, Sílvia Fontes, que representou o prefeito na solenidade, comentou que neste ano os danos provocados pelas chuvas no município foram menores. “Intensificamos as ações preventivas de limpeza de bueiros e canais para a água escoar, por isso, não tivemos grandes problemas. Mas existem famílias que ainda resistem em sair de suas residências e isso está nos causando uma grande preocupação”, explicou.

Para o governador, os dados de cada cidade devem ser repassados no menor espaço de tempo possível. “Na próxima semana irei à Brasília para ter uma reunião com o presidente. E lá vou levar as informações dos municípios para buscar recursos. Por isso é muito importante que os prefeitos sejam precisos nos dados, colocando fotos, números de pessoas atingidas, desabrigados e a decretação da situação de emergência para trazermos o dinheiro da recuperação das áreas afetadas”, disse ele.

O coordenador estadual da Defesa Civil, Major Erivaldo Mendes, apresentou o panorama de cada cidade e a situação de cada no momento. No final do encontro, ele ensinou aos prefeitos como devem proceder para decretar o estado de emergência de seus municípios. De acordo com o meteorologista Overland Amaral, que apresentou as condições climáticas do estado na reunião, a previsão é de chuvas intensas ainda para esta semana.

Balanço: Em Sergipe, são 1446 desabrigados, 1435 desalojados, 10 feridos, 77 casas destruídas e 14 casas danificadas. Em Socorro, são 100 desabrigados, 165 desalojados, 10 casas destruídas e 40 casas danificadas.

Participaram do encontro a primeira-dama do estado, Eliane Aquino, os secretários de estado de infra-estrutura, Valmor Barbosa; de Saúde, Mônica Sampaio; de educação, José Fernandes de Lima; de Segurança Pública, João Eloy; de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Marilúcia Silva; da Casa Civil, Oliveira Júnior; da Comunicação, Carlos Cauê; o presidente do DER, Antônio José de Vasconcelos; o presidente da Deso, Max Montalvão; o comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Nailson Melo; o comandante da Polícia Militar, Cel. Pedroso, os prefeitos de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Carmópolis, Estância, Ilha das Flores, Maruim, Pacatuba, Pirambu, Salgado, Santa Rosa de Lima, São Cristóvão, Tobias Barreto e Neópolis, além dos representantes de Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário