quarta-feira, 21 de abril de 2010

Socorro sedia Assembléia do COSEMS


O município de Nossa Senhora do Socorro sediou nesta manhã, 20, a 104ª Assembléia Geral Ordinária do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (COSEMS-SE). O evento, que aconteceu no auditório da Secretária de Saúde, reuniu além dos 75 secretários municipais de Sergipe, o prefeito Fábio Henrique, o vice-prefeito, Job de Carvalho, o presidente do COSEMS, Murilo Porto, o gerente de área do Banese, Eleison Américo, e a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, acompanhada da adjunta Kathleen Cruz, dentre outros.

Na oportunidade, o prefeito Fábio Henrique deu as boas vindas aos participantes e expressou seu desejo de que o encontro traga soluções para os problemas da saúde, não só em Socorro, como em todos os municípios sergipanos. “Saúde é prioridade em Socorro. Só para se ter uma ideia, o município dispõe de quase 40 Unidades de Saúde, enquanto Aracaju conta com 44. Então, esse é um dado relevante que reflete o que é para o município produzir saúde, tendo em vista que a grande maioria da população se utiliza do Sistema Único de Saúde (SUS). Desejo de coração que este encontro traga soluções e que daqui saiam ideias que possam melhorar a saúde do nosso povo”, destacou.

Segundo a anfitriã do evento e Secretária Municipal da Saúde, Maria Cecília Mendonça, o objetivo do encontro foi discutir as políticas públicas de saúde e integrar os secretários municipais. “A realização dessas reuniões nos municípios é uma forma de promover a descentralização e fortalecer a regionalização. Conseguimos reunir mais de cem profissionais da saúde, dentre secretários, assessores, coordenadores, enfim é uma forma de incentivar a integração desses gestores”, informou.

Para o presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde de Sergipe, Murilo Porto, que também é secretário da Saúde de Canindé de São Francisco, esses encontros são importantes porque engloba todos os secretários municipais da Saúde de Sergipe. “Esses encontros são realizados a cada dois meses, sendo um na capital e outro no interior do estado. Como toda discussão referente às Secretárias Municipais de Saúde passa pelo COSEMS, é importante promover essas reuniões fora da capital, estreitando assim, as relações com os gestores de cada município”, afirmou.

Na opinião da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, que fez uma explanação sobre as ações da Secretária de Estado da Saúde para o ano de 2010, o encontro serve ainda para buscar soluções para os inúmeros problemas existentes na Saúde do Estado. “Aqui explanaremos nossas dificuldades e também nossas potencialidades. É importante que os municípios discutam propostas da Secretaria de Estado, uma vez que eles precisam de nós, mas nós também precisamos deles”, enfatizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário