terça-feira, 27 de abril de 2010

Taboca: Obra de contenção e calçamento entra em fase de conclusão


As obras de contenção do leito da Rua da Caixa D’ Água, no povoado Taboca, localizado na zona Oeste de Nossa Senhora do Socorro, entrou em fase de acabamento. A intervenção é composta pela construção de um muro de contenção com seis gabiões em sistema de caixa, para conter novas erosões. Em seguida, será executada a obra do novo calçamento da via pública.

O trabalho é contratado pela prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, e executado pelas empresas Beton Engenharia e Construtora e Assessoria Almeida Ltda. Os gabiões são montados em estruturas em arame galvanizado preenchido com pedra granulometria de 10 cm e 20 cm.

O secretário de Obras, engenheiro Wagner Lucena, explicou que os gabiões foram dispostos em seis filas com mais de três metros de profundidade, por cerca de 200 metros de extensão. “A utilização dessa técnica vai segurar a encosta e garantir a durabilidade do terreno aterrado, e evitar algum tipo de erosão no solo de base, que possa ocorrer pela força da água”, informou.

Conforme Lucena, para garantir a solidez da obra, também foi colocado no terreno da rua, cerca de 20 placas de metal para sustentar o solo e evitar o desabamento de casas próximas a contenção do solo. As obras estão previstas para serem finalizadas até o início de maio.

Histórico - A erosão na Rua da Caixa D’ Água, é um antigo problema na comunidade da Taboca, decorrente de um deslocamento de terra que provocou o afundamento da rua. A obra vinha sendo reclamada desde o início da atual administração uma vez que com o passar dos anos a erosão se acentuou. Para solucionar o problema a prefeitura de Socorro, inicialmente, contratou um estudo de análise do solo, em seguida uma empresa de engenharia para executar as obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário