quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Coordenadoria de Saúde Mental de Socorro fecha 2010 com grandes realizações


O ano de 2010 foi de grandes realizações para a Saúde Mental de Nossa Senhora do Socorro, município que hoje é referência no serviço, com quatro Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS). Dois desses, o Caps Marta Barreto localizado no Marcos Freire I e o Terezinha Felix no conjunto Parque dos Faróis, são destinados ao atendimento para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes a partir dos 16 anos de idade. Além do CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD) Ana Pita, no Marcos Freire I, especializado em atender dependentes de álcool e substâncias entorpecentes, inclusive o crack. E do CAPS Infantil São Domingos Sávio, localizado no Marcos Freire II, que é o segundo CAPS do Estado especializado no atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e usuários de álcool e outras drogas.

O CAPS Infantil atende cerca de 70 crianças, dispõe de cinco salas de atendimento individual, sete banheiros, uma sala dormitório, uma sala de oficinas pedagógicas, salão de oficinas de artesanato, sala de coordenação, enfermagem, refeitório, auditório, sala de jogos, sala da administração, almoxarifado e uma copa. A unidade tem um corpo administrativo que conta com psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, odontopediatria, pedagoga, educador físico, oficineiros, auxiliar de enfermagem, enfermeiros e equipe de apoio.

“Minha avaliação do serviço em 2010 é positiva, tivemos a conferência municipal, estadual e nacional da saúde mental aqui no município, onde todos os atores que estão envolvidos na saúde mental participaram. A conferência teve como objetivo discutir, avaliar e propor estratégias para ampliação da qualidade do serviço no município. Esse foi um marco para o município de Socorro e que teve um grande sucesso”, disse o coordenador interino da Saúde Mental do município, Alex Cardoso.

Segundo ele, outras ações realizadas em 2010 que merecem destaque foram os cursos de capacitação em álcool e outras drogas que os profissionais dos CAPS participaram com objetivo de aprofundar os conhecimentos terapêuticos dos pacientes e usuários. “Tivemos também a reestruturação dos ambulatórios de psicologia do município que atendem crianças, adolescentes, adultos, agentes comunitários de saúde e agente de endemias”, disse Alex Cardoso.

“Conseguimos aprovar projetos no Ministério da Saúde, um deles gera renda para usuários do CAPS AD Ana Pita. Além de dois projetos de supervisão clínico-institucional destinados a dar suporte técnico aos CAPS e a rede de Saúde Mental, que serão iniciados neste ano”, informou o coordenador, ao ressaltar que a partir da grande exigência dos profissionais da área, a Secretaria da Saúde promove mensalmente o “Dia do Cuidador”, que tem como objetivo cuidar da saúde daqueles que se dedicam a saúde dos outros. “É uma forma que o secretário da Saúde, Saulo Eloy Filho, encontrou para interagir, integrar e promover todos que fazem parte do serviço”, ressaltou. A coordenadora titular da Saúde Mental, Elizabete Ferreira, está licenciada, mas já está retornando para dar continuidade aos trabalhos junto a equipe do setor, assim como da Secretaria da Saúde.

Metas para 2011 - O objetivo da Secretaria da Saúde e da Coordenação de Saúde Mental é ampliar os avanços alcançados nos últimos anos, com ações em vários seguimentos, visando o fortalecimento da rede de cuidadores e a intersetorialidade, que são necessárias para a qualidade dos atendimentos realizados; além da restruturação física e aquisição de equipamentos e de recursos humanos para os CAPS, dando uma maior condição operacional para as equipes.

A ampliação da equipe da Coordenação da Saúde Mental, incluindo supervisores especializados para dar suporte técnico aos CAPS e ambulatórios da rede; a promoção da educação permanente dos profissionais, qualificando ainda mais a rede e ampliando cada vez mais a resolutividade dos atendimentos; buscar transformar um dos CAPS em atendimento 24 horas, com objetivo de atender os casos de crise com maior suporte, já que atualmente os serviços funcionam até as 18 horas. Essas são outras metas da Saúde Mental para o ano de 2011.

“Também visamos a ampliação e estímulo das atividades extra CAPS, realizados com usuários do serviço, a exemplo de bazares, comemoração de datas festivas, entre outros, com o objetivo de reinseri-los na sociedade; além da implantação de uma Escola de Redução de Danos no município, com seis participantes que inclusive já estão em campo, são outras ações que serão desenvolvidas nesta ano”, declarou Alex Cardoso. De acordo com ele, essas ações representam um grande passo para atenção dada aos usuários de álcool e drogas que não frequentam os serviços da Assistência Social e da Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário