quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Melhor repórter fotográfico de Sergipe fala um pouco sobre a profissão


O profissional que trabalha com a fotografia tem de ter criatividade, senão acaba ficando para trás, diz o fotógrafo César de Oliveira
27/01/2011 - 07:43
César trabalha há 26 anos com fotografia (Foto: acervo do fotógrafo)
A partir do seu olhar, as mais belas imagens do planeta podem ser vistas por milhares de pessoas em todo o mundo e em diferentes épocas. É através daquele que fica atrás da lente de uma câmera fotográfica e com uma sensibilidade visual nata, que a profissão Fotógrafo deixou de ser um hobby para se tornar uma das grandes procuras no mercado de trabalho.

Há 26 anos trabalhando com fotografia e atuando em diversos órgãos do estado como fotojornalista, César de Oliveira conversou com o Portal Infonet e falou um pouco da profissão para quem pretende seguir a carreira. Segundo ele, um dos princípios básicos do Fotógrafo é ter olho apurado e bastante sensibilidade.
“O fotógrafo profissional tem de ter criatividade, pois senão acaba ficando para trás. A pessoa tem de ter o olho apurado e muita sensibilidade para saber produzir a foto certa no momento certo. Não é pegar uma máquina e apenas sair por aí tirando foto”, diz César.
Início
O fotógrafo diz que logo cedo acabou se apaixonado pelas possibilidades que a fotografia pode proporcionar. Foi em 1983, quando realizava serviços ao exército que César teve o seu primeiro contato com a fotografia.
Uma das fotos do acervo do fotógrado César de Oliveira
“Via alguns colegas tirando fotos de tudo e de todo mundo. Achei bem legal tudo aquilo e acabei comprando uma máquina simples para praticar a fotografia também. Em 1984 fui apresentado ao jornal Folha da Praia e logo já estava fazendo fotos para o impresso. Como nesta época não existia curso de fotojornalismo, tinha que ter dois anos de experiência para poder exercer a profissão oficialmente”, conta.

Em 1986, César pôde então atuar como repórter fotográfico. “A fotografia é minha vida, sendo que tudo que tenho foi alcançado através dela. A minha experiência e o meu amor com a fotografia é mais voltada à área política. Já captei situações de diversas pessoas em diferentes lugares”, diz o fotógrafo.
Situação
Durante muito tempo, o curso de Fotografia foi privilégio de poucos, devido, dentre tantos fatores, o auto-investimento em que a profissão demanda. Em Sergipe, algumas insituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por exemplo, oferecem cursos que tratam dos conceitos básicos até o conhecimento avançado da Fotografia.
P
César já trabalhou muito com a questão social (Foto: acervo do fotógrafo)
ara quem deseja seguir a carreira de fotojornalista, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit) ofertam no curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, as disciplinas referentes às práticas de fotojornalismo.

Mas segundo César, o fotojornalismo ainda é considerado a categoria mais pobre da Fotografia. “Para ser repórter fotográfico ou acaba utilizando os materiais que nem sempre são bons das redações jornalísticas e assessorias, ou tem de investir muito em equipamentos”, explica.
Mas ainda assim, a profissão tem o seu encanto e o seu lado gratificante. ”A fotografia proporciona alegria, pois acaba mexendo com a vaidade das pessoas, registra lembranças e momentos alegres, além da satisfação das pessoas em determinados momentos”, observa o fotógrafo.
Dificuldade
César diz que para se manter na profissão é preciso investir maciçamente em equipamentos que na maioria das vezes são caros. “Nos últimos tempos mesmo tive de investir em equipamentos
César diz que gosta de trabalhar com o fotojornalismo político (Foto: acervo do fotógrafo)
bastante caros para me manter atualizado com a tecnologia, e até para ter condições de competir com todo este pessoal que está na ativa”, diz o fotógrafo.

Mas com muitos anos de fotografia, César diz que a profissão de Fotógrafo é uma experiência com constantes trocas de conhecimento. “Tenho 26 anos de fotografia e ainda continuo aprendendo muito. Existem muitos amadores com possibilidades fantásticas e aprendo com muita gente  também. E quero aprender cada vez mais”, salienta César.
Mudança
Com as novas tecnologias e a chegada do digital, as possibilidades da fotografia aumentaram significativamente. Segundo César, o surgimento da câmera digital fez com que se tornassem mais
Uma das fotos de César mais comentadas pelos internautas do Portal Infonet (*)
raros os cursos de fotografia.

“A câmera digital faz praticamente todas as funções necessárias. Antes você tinha de aprender a fotografar para fazer uma foto com os conhecimentos básicos de luz, velocidade do obturador, abertura de diafragma, para depois revelar. Agora com as máquinas pequenas estes procedimentos sintetizaram-se muitos mais”, avalia.
Ele diz que hoje em dia, os cursos de Fotografia acabam direcionando os alunos para o desenvolvimento do olhar fotográfico, além de técnicas para o aperfeiçoamento da composição fotográfica.  Ainda assim, César aprova quem deseja seguir a carreira fotográfica.
“A gente consegue fazer parar o tempo através da fotografia. Um momento de vaidade, de uma situação, de um momento que talvez nunca mais possa se repetir. Uma foto pode ser capaz de sintetizar e representar todo um fato, quando a gente trabalha com o fotojornalismo. Estou satisfeito com minha profissão”, conclui César de Oliveira.
(*) Leia o que o colunista Cláudio Nunes escreveu sobre a foto de Albano em junho de 2006: "Se tivesse algum prêmio para a foto política do ano, certamente esta aí, tirada ontem pelo fotojornalista César de Oliveira, disputaria com méritos o primeiro lugar. Quando Albano chegava ontem, a sede do PSDB, este jornalista ia também chegando e, ao cumprimentá-lo, ficou sem entender César tirando algumas fotos. Logo nasceu o rebento: em frente à sede do PSDB, uma casa para  com a faixa ALUGO. A foto mostra tudo e não tem nada (juro!) com a demora do tucano em definir o caminho do partido em Sergipe. Já o alugo fica para a criatividade do leitor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário