quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Socorro se prepara para o período chuvoso

 
 
 
Fortes chuvas acometem grande parte do Brasil. Em Nossa Senhora do Socorro, esse grande volume de águas pluviais ainda não chegou, mas, mesmo assim a prefeitura da cidade por meio da Defesa Civil do município, coordenada pelo major Carlos Rolemberg, está em alerta para possíveis problemas que possam surgir. De acordo com ele, o plano de ação já está pronto.
“Se porventura Socorro vier a sofrer com as chuvas, colocaremos em prática um plano de ação que está pronto desde o ano passado. Trata-se de dividir a cidade em dois pólos (do povoado Pai André até a sede do município e da sede até o conjunto Marcos Freire II), munidos com equipes da Defesa Civil, das Secretaria Municipais da Assistência Social, de Transportes, Obras e Comunicação, que atuarão dando apoio às necessidades da população socorrense no menor tempo possível”, explicou.
Rolemberg disse ainda que até o momento a administração de Socorro está tranquila em relação às chuvas. “Isso porque até agora as chuvas que caíram no município não causaram nenhum dano de grande proporção aos moradores. Esperamos que o período chuvoso não cause os mesmos transtornos de 2010, mas caso isso ocorra, a prefeitura estará preparada com toda a sua linha de ação para atender os munícipes no que for preciso”, disse.
O major acrescentou ainda que a prefeitura de Socorro também conta com o apoio da Defesa Civil do Estado. “Contaremos com a colaboração das equipes da Defesa Civil Estadual, que oferece dicas de segurança de como agir em casos de chuvas, para a população”, concluiu.
Confira as dicas: Não jogue lixo nos bueiros (boca de lobo), para não obstruir o escoamento da água; Não jogue lixo ou entulho no córrego, para não obstruir a passagem da água; Não construa próximo a córregos que possam inundar; Não construa em cima de barrancos que possam deslizar, carregando sua casa; Não construa embaixo de barrancos que possam deslizar, soterrando sua casa.
Durante as chuvas: Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro; Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose;
Depois das chuvas: Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito; Cuidado com a água que for beber: veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde; Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados; Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo, se tiver qualquer outro sintoma de doenças ou alguma dúvida sobre os procedimentos seguros para sua saúde, procure imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima.
No caso de enchentes: Informe-se sobre abrigo em locais altos e secos, para você e sua família; Coloque documentos e objetos de valor em um saco plástico bem fechados e em local protegido; Coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos); Retire os animais de estimação da casa; Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e feche o registro de entrada de água; Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a enchentes; Feche bem as portas e janelas.
Durante as enchentes: Antes de tudo, salve e proteja sua vida, a de seus familiares e amigos. Se precisar retirar algo de sua casa, peça ajuda ao CORPO DE BOMBEIROS e a DEFESA CIVIL ; Não volte para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro; Evite contato com as águas da enchente: elas estão contaminadas e podem provocar doenças e acidentes; Só entre na água se for absolutamente necessário. Proteja-se com calçados e botas. Evite acidentes; Não coma alimentos que tiveram contato com as águas da enchente; Não beba água da enchente, em hipótese alguma.
Depois das enchentes: Tenha cuidado: veja se sua casa não corre o risco de desabar; Raspe toda a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios; Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da enchente; Cuidado com aranhas, cobras e ratos, ao movimentar objetos, móveis e utensílios; Retire todo o lixo da casa e do quintal e coloque para a limpeza pública; Não use água de fontes naturais e poços depois da enchente, pois estão contaminadas; Informe-se na Unidade de Saúde mais próxima.
Previsão meteorológica: De acordo com informações do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh), as chuvas em todo o Nordeste poderão ocorrer com grande irregularidade na distribuição espacial e temporal no decorrer deste primeiro trimestre do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário