terça-feira, 15 de março de 2011

Porque os três times considerados grandes não estão bem no Sergipão/2011?

Esta é a pergunta que não cala. Quando se fala em futebol sergipano,  o torcedor  questiona o porque dos times considerados grandes do nosso futebol, ainda não terem decolado, ou seja jogado bem nesta competição?
Vamos tentar  colocar para os nossos seguidores, alguns motivos os quais consideramos estarem prejudicando os chamados grandes do futebol sergipano.

1   -   Critérios adotados para algumas contratações. (Nenhuma observação sobre aqualidade técnica e a  condição física do contratado).
2   -   Falta de sorte ( Jogadores machucando-se em treinamentos, fato que dificulta a recuperação  e,  tendo   que entrarem em campo sem ritmo de jogo,  sem entrosamento com os companheiros, fato que prejudica o rendimento das equipes.

3  -  Pré-temporada  -  Sem nenhum aproveitamento técnico.

4  -  A falta de aproveitamento dos atletas oriundos da base

BASE; No que se refere à prata da casa(jogadores da base),  devemos reconhecer que a realidade é bem diferente de épocas anteriores, ou seja:  Antigamente os jovens atletas ficavam nos nossos clubes subiam para os profissionais e alguns, depois de atuarem por muitos anos é que saiam para outros estados.

Hoje a situação é outra. Garotos ainda em formação, já são entregues pelos pais aos pseudos empresários, com a promessa de que têm mercado em grandes clubes do Brasil e até do exterior. Atitude que tira dos nossos clubes a possibilidade de aproveitar um atleta formado nas bases.

SOBRA  - por mais que defendamos o aproveitamento dos nosso jovens pelos clubes sergipanos, somos forçados a reconhecer que os de melhor qualidade são levados pelos empresários, ficando apenas na maioria das vezes, jogadores  com capacidade  mediana e sem possibilidades de crescimento na carreira.

COMPORTAMENTO  - Este fator é muito importante, pois  a cabeça do jovem de hoje está voltada para um leque de opções que são nocivas  para quem pretende ser um "atleta". Hoje o garoto que tem um bom domínio de bola, já é considerado craque, se enche de tatuagens, coloca brincos e começa a sonhar em jogar em grandes clubes, e, jamais no clube que lhe deu a oportunidade   de aparecer .

PAIS  -  A foma com a maioria se comporta em relação ao filho que quer ser um aleta profissional  tem sido equivocada e ao invés de  acrescentar, termina reduzindo  a possibilidade de crescimento. Em primeiro lugar, o pai deve ser o maior crítico do filho, mesmo sendo o seu maior fan. Jamais deve incutir na cabeça do garoto que ele é o melhor e que já é craque, e, portanto não deve aceitar as regras que o início da carreira vai impor. Pensar primeiro  no dinheiro que quer ganhar,  pode prejudicar e até  matar o sonho de  vencer.

ATLETA  - É tarefa dos pais, orientar os seus filhos para que procurem primeiro ser um atleta e não apenas um jogador de bola, pois a  realidade do futebol de hoje em todo o mundo, é bem diferente. Só vence quem souber aliar a qualidade técnica à  capacidade atlética.

ESTRUTURA -  Outro fator importante é relacionado à falta de estrutura econômica dos nossos clubes. Muitos dirigentes alegam a falta de recursos, um fato que é visível, porém, terminam caindo em contradição, quando contratam um número excessivo de jogadores, assessores etc.  "Que existe o aperto financeiro todos sabemos e entendemos, porém pior do que o aperto é não saber usar com  critério o pouco dinheiro disponível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário