Fortes chuvas acometem grande parte do Brasil. Em Nossa Senhora do  Socorro, esse grande volume de águas pluviais ainda não chegou, mas,  mesmo assim a prefeitura da cidade por meio da Defesa Civil do  município, coordenada pelo major Carlos Rolemberg, está em alerta para  possíveis problemas que possam surgir. De acordo com ele, o plano de  ação já está pronto.
  “Se porventura Socorro vier a sofrer com as chuvas, colocaremos em  prática um plano de ação que está pronto desde o ano passado. Trata-se  de dividir a cidade em dois pólos (do povoado Pai André até a sede do  município e da sede até o conjunto Marcos Freire II), munidos com  equipes da Defesa Civil, das Secretaria Municipais da Assistência  Social, de Transportes, Obras e Comunicação, que atuarão dando apoio às  necessidades da população socorrense no menor tempo possível”, explicou.
  Rolemberg disse ainda que até o momento a administração de Socorro está  tranquila em relação às chuvas. “Isso porque até agora as chuvas que  caíram no município não causaram nenhum dano de grande proporção aos  moradores. Esperamos que o período chuvoso não cause os mesmos  transtornos de 2010, mas caso isso ocorra, a prefeitura estará preparada  com toda a sua linha de ação para atender os munícipes no que for  preciso”, disse.
  O major acrescentou ainda que a prefeitura de Socorro também conta com o  apoio da Defesa Civil do Estado. “Contaremos com a colaboração das  equipes da Defesa Civil Estadual, que oferece dicas de segurança de como  agir em casos de chuvas, para a população”, concluiu.
  Confira as dicas: Não jogue lixo nos bueiros (boca de  lobo), para não obstruir o escoamento da água; Não jogue lixo ou entulho  no córrego, para não obstruir a passagem da água; Não construa próximo a  córregos que possam inundar; Não construa em cima de barrancos que  possam deslizar, carregando sua casa; Não construa embaixo de barrancos  que possam deslizar, soterrando sua casa.
  Durante as chuvas: Se o nível de água estiver subindo,  vá com sua família para um lugar seguro; Não deixe crianças brincando  na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela  correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e  leptospirose;
  Depois das chuvas: Não use equipamentos elétricos que  tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque  elétrico e curto-circuito; Cuidado com a água que for beber: veja se não  foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde;  Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão  contaminados; Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou  no corpo, se tiver qualquer outro sintoma de doenças ou alguma dúvida  sobre os procedimentos seguros para sua saúde, procure imediatamente uma  Unidade de Saúde mais próxima.
  No caso de enchentes: Informe-se sobre abrigo em locais altos e secos,  para você e sua família; Coloque documentos e objetos de valor em um  saco plástico bem fechados e em local protegido; Coloque em lugares  altos seus móveis e utensílios (bem protegidos); Retire os animais de  estimação da casa; Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia  e feche o registro de entrada de água; Retire todo o lixo e leve para  áreas não sujeitas a enchentes; Feche bem as portas e janelas.
  Durante as enchentes: Antes de tudo, salve e proteja  sua vida, a de seus familiares e amigos. Se precisar retirar algo de sua  casa, peça ajuda ao CORPO DE BOMBEIROS e a DEFESA CIVIL ; Não volte  para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro; Evite contato  com as águas da enchente: elas estão contaminadas e podem provocar  doenças e acidentes; Só entre na água se for absolutamente necessário.  Proteja-se com calçados e botas. Evite acidentes; Não coma alimentos que  tiveram contato com as águas da enchente; Não beba água da enchente, em  hipótese alguma.
  Depois das enchentes: Tenha cuidado: veja se sua casa  não corre o risco de desabar; Raspe toda a lama e o lixo do chão, das  paredes, dos móveis e utensílios; Lave e desinfete os objetos que  tiveram contato com as águas da enchente; Cuidado com aranhas, cobras e  ratos, ao movimentar objetos, móveis e utensílios; Retire todo o lixo da  casa e do quintal e coloque para a limpeza pública; Não use água de  fontes naturais e poços depois da enchente, pois estão contaminadas;  Informe-se na Unidade de Saúde mais próxima.
  Previsão meteorológica: De acordo com informações do  Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente  (Semarh), as chuvas em todo o Nordeste poderão ocorrer com grande  irregularidade na distribuição espacial e temporal no decorrer deste  primeiro trimestre do ano.