quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ações de combate à doença marcam Dia Mundial de Luta contra AIDS


Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, no SESC do conjunto Marcos Freire II, a Secretaria da Saúde de Nossa Senhora do Socorro, com o apoio do Programa Municipal de DST/AIDS, em parceria com o SESC/Socorro e com a Unidade de Saúde Básica Albert Sabin, lançou a Campanha Mundial de Combate a Aids em Socorro. No município, a campanha teve como tema “Uma dessas pessoas tem AIDS. E pode não ser quem você pensa. A AIDS não tem preconceito. Você também não deve ter”.

A programação que contou com várias atividades durante todo o dia, foi iniciada com a Ginástica da Prevenção. A coordenadora do Programa DST/AIDS, Elisângela Goes Andrade, o município de Socorro está entre os 15 sergipanos onde há mais casos de AIDS confirmados. Segundo ela, ao todo, o município conta com 233 casos confirmados da doença. A faixa etária mais atingida são os jovens de 17 a 25 anos de idade.

“Os jovens em geral se expõem mais que os não-jovens e têm mais parceiros casuais. Além disso, 40% deles não usam preservativo em todas as relações sexuais, apesar do alto conhecimento de que o preservativo é a melhor forma de evitar a infecção pelo HIV”, destacou.

De acordo com a professora Charlene Cruz Almeida, que coordena o Estágio Curricular Supervisionado II, do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), que também é parceira do evento, o objetivo da ação é colaborar com os alunos que já estão no 8º período e também enfatizar aos jovens a necessidade de se prevenir contra AIDS.

“A idéia é mostrar a toda sociedade civil que quem vive com HIV/Aids pode trabalhar, estudar, praticar esportes, namorar, fazer sexo com camisinha, como todo mundo. A campanha tem como objetivo alertar para o maior entrave no combate ao HIV: conviver com o preconceito”, afirmou Charlene Cruz.

Para Edilma Barroso Novaes, sub-gerente do SESC/Socorro, a iniciativa é sempre muito bem aceita e os resultados são bastante positivos. “Mais uma vez conseguimos mobilizar uma parcela significativa da comunidade local, através da realização de eventos como esse que são voltados para a prevenção da saúde e a melhoria da qualidade de vida”, disse.

No evento houve a realização de teste rápido; vacinação contra Hepatite e Tétano; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e de Índice da Massa Corpórea (IMC); exposição de banners; stand Informativo; distribuição de preservativos; painel interativo; oficinas; apresentação teatral, dentre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário