sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Prefeitura realiza 1ª edição do “Socorro Cidadã” neste sábado




Uma iniciativa do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, vai levar cidadania e lazer para os munícipes. É o “Socorro Cidadã”, que será realizado neste sábado, das 8h às 17 horas, na Piabeta. Segundo Fábio Henrique, a ação posteriormente será levada para outras comunidades de Socorro. “Estamos iniciando pela Piabeta, mas o projeto será levado para diversas regiões da cidade. Nossa intenção é proporcionar cidadania para todos socorrenses”, afirmou.

O projeto da administração municipal de Socorro visa principalmente estreitar a relação entre a prefeitura e a comunidade. “Fazendo com que a população se aproxime mais temos como saber o que eles estão buscando, assim como indicar quem eles devem procurar. No sábado, além de levar cidadania, também vamos proporcionar uma tarde de lazer para as famílias da comunidade”, frisou a 1ª Dama e secretária da Assistência Social do Município, Silvia Fontes, que ficará à frente do Socorro Cidadã.

O Bolsa Família Itinerante será inaugurado neste sábado, na abertura do “Socorro Cidadã”. Na oportunidade, o veiculo vai levar à comunidade da Piabeta, a oportunidade de se cadastrar no programa do Governo Federal, assim como atualizar dados de beneficiários, entre outros serviços. Durante o evento, os moradores da região também terão a oportunidade de retirar a 1ª, ou 2ª via da Carteira de Identidade em um estande do Instituto de Identificação, tirar fotos ¾ e se informar sobre as atividades realizadas pelos Centros de Referência à Assistência Social (CRAS e CREAS).

Lazer - Até a criançada da Piabeta será contemplada com brincadeiras em um Parque Infantil. As mamães e mulheres da comunidade também terão um espaço para cuidar da beleza, onde elas poderão utilizar gratuitamente os serviços de cortes de cabelos, escova, manicure, pedicure, entre outros. “As famílias da Piabeta terão em um só dia a oportunidade de resolver diversos assuntos ligados à administração municipal, bem como cuidar da saúde e da beleza, retirar documentos e ainda ter um momento de lazer”, destacou Silvia Fontes.

Serviços - O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, da Secretaria Municipal da Saúde, é outro serviço que será disponibilizado à comunidade da Piabeta durante o Socorro Cidadã. As pessoas poderão fazer o teste rápido de HIV, cujo resultado, que é totalmente eficaz, sai em cerca de 15 minutos.

Vacinação; consultas médicas; exames de lâmina; oficineiros dos Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS); aferição de pressão arterial e glicemia; palestras sobre DST/AIDS; realização de exames, como eletrocardiograma, laboratoriais, ultra sonografia obstetra; atendimento de Saúde Bucal; palestras sobre Educação e Saúde; orientações da Vigilância Sanitária; assistência farmacêutica (com orientação e prevenção); intensificação do trabalho de combate à dengue na comunidade; Ouvidoria para sugestões e reclamações.

Esses são alguns dos serviços da Saúde, que serão disponibilizados aos cidadãos da Piabeta. A Secretaria da Saúde vai atuar com cerca de 175 profissionais. Desses, 73 são agentes de saúde e endemias. Equipes de profissionais das secretarias de Planejamento e Obras Públicas; Administração, Comunicação Social; Cultura; SMTT; Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca; Assistência Judiciária; Defesa Civil; Educação; Esportes, Lazer e Turismo; Fazenda; Governo; Guarda Municipal; Indústria e Comércio; Procuradoria Geral do Município e Transportes, também vão atuar no Socorro Cidadã.

Campanha – Neste sábado, a Prefeitura de Socorro também lançará o projeto “Cidade Limpa”. A iniciativa visa orientar a população sobre o descarte do lixo e os benefícios de manter as ruas, avenidas, terrenos e logradouros públicos limpos. “É uma campanha educativa da prefeitura. O objetivo é conscientizar os cidadãos socorrenses sobre de que maneira o descarte do lixo pode ser feito, como selecioná-lo e como acondicionar, fazendo com que as pessoas criem um hábito”, explicou o prefeito Fábio Henrique.

O “Cidade Limpa” acontecerá em duas frentes. A primeira no período de 4 a 11 de dezembro, quando serão realizadas panfletagens de folhetos informativos e de conscientização. Já a segunda frente compreende a realização de atividades lúdicas em 20 escolas do município, a exemplo de peças teatrais. A prefeitura irá manter um estande fixo em frente ao GBarbosa do conjunto João Alves, onde haverá distribuição de panfletos e profissionais disponíveis para prestar informações e esclarecimentos sobre a iniciativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário