quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Secretário de Educação abre I Congresso da Escola Neuzice Barreto Lima




Com o objetivo de mobilizar a comunidade local, alunos, educadores e órgãos sociais na busca de ações que minimizem os problemas sociais vividos na comunidade da Piabeta, a Escola Municipal Neuzice Barreto Lima, está realizando o I Congresso de Prevenção e Enfrentamento à Violência e às Drogas. O evento que acontece no SESC/ Socorro, do Marcos Freire I, traz como tema central a “Construção de Parcerias entre Comunidade e Escola”.

A mesa diretora do evento foi formada pelo professor e secretário da Educação, Wellington Mangueira; pela representante da religião Afro, Diva da Conceição dos Santos; representante da Síntese dos Professores, professor Marcos Antônio dos Santos e pelo diretor da Escola Neuzice Barreto Lima, Erivaldo Lima Santos.

O secretário da Educação, Wellington Mangueira, que proferiu uma palestra sobre a “Cultura da Paz”, falou da imensa felicidade com a iniciativa do corpo docente da Escola, em promover o Congresso. “Estamos muito felizes e a alegria maior é pela participação em massa dos alunos, que através de depoimentos evidenciaram uma compreensão sobre os temas. Isso mostra que os professores têm se esforçado na transmissão do conhecimento”, afirmou.

Para a vice diretora da escola Neuzice Barreto Lima, Joana D'arc Montalvão do Carmo, o congresso é decorrente de uma análise critica dos problemas encontrados na Escola e na comunidade que ela está inserida. “Observamos que esses problemas vinham afetando o processo de ensino, aprendizado e comportamental do educando, gerando reações inerentes na sua formação social. E isso nos despertou para a necessidade de unir forças para combater essa ‘epidemia’”, alertou.

A estudante Livia Dayane de Souza, de 16 anos de idade, estuda no 8º ano do ensino fundamental, e disse está bastante entusiasmada com o Congresso. “Achei muito boa a iniciativa da escola, pois estamos tendo esclarecimento sobre questões muito importantes nessa fase da nossa vida. Se todas as escolas tivessem esse interesse a Educação estaria muito melhor” disse.

Quem também aprovou a proposta da escola foi a dona de casa Elisamar Barreto. Segundo ela a violência e as drogas estão presentes nas escolas e suas causas e conseqüências podem ser sanadas através de ações educativas como está. “Tenho 3 filhos na escola e somente através de atividades como essa, poderemos junto com a escola sanar os problemas e promover um país mais justo, igualitário e seguro”, informou.

Na oportunidade, a professora Djanira Montalvão de Jesus, falou sobre a Prevenção e o Enfrentamento à Violência Escolar. Djanira é formada em pedagogia, especialista em Gestão Escolar e Segurança Pública, Executiva do Programa Cidadania e Paz e atual coordenadora do Movimento Educacionista da Escola Igual para Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário