quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Campeões mundiais pelo Fla criticam ano do clube e apontam caminhos para 2011

No último dia 13 de dezembro, o Flamengo comemorou 29 anos da conquista do Mundial Interclubes, em 1981. Na ocasião, o esquadrão formado por Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico derrotou o Liverpool por 3 a 0, no Japão, e tornou-se o melhor time do mundo na ocasião. Até hoje, a equipe é referência para os torcedores do clube, e seus jogadores respeitados em toda a alçada que envolve o nome do Flamengo.

Três importantes peças daquele time opinaram sobre o fracasso do Flamengo nesta temporada, além de possíveis perspectivas para 2011. Foram eles: Zico, maior ídolo da história do clube e ex-diretor executivo de futebol, Andrade, ex-técnico rubro-negro, e Nunes, conhecido como o “Artilheiro das Decisões”.

Zico e Andrade passaram pelo clube este ano e vivenciaram de perto algumas situações que fizeram a temporada rubro-negra terminar como um fracasso. Para o Galinho, o planejamento apenas para a disputa da Taça Libertadores comprometeu o ano.





“O Flamengo só se preparou para esta competição. Depois da Libertadores não tinha nada pronto. O time tinha chances de conquistar o título, mas acabou eliminado pela Universidade de Chile. Mas e depois? O que aconteceu comigo poderia ter acontecido com qualquer outro. Tive de correr atrás de reforços na correria, pois o time não tinha atacantes para o Campeonato Brasileiro. Foi um erro, pois todo mundo sabia que Vagner Love e Adriano não poderiam ficar. É uma situação complicada, porque não houve planejamento para que pudéssemos ter alternativas e o preço dos jogadores fica muito mais caro. O Rogério [Lourenço] teve até de trazer o Paulo Sérgio, improvisar o Vinícius Pacheco no ataque, e ainda subir o Diego Maurício pela ausência de peças no setor. Isso complicou o Flamengo e foi muito difícil”, afirmou Zico.

Já Andrade, campeão brasileiro pelo clube no ano passado, criticou a política de contratações e a chegada de jogadores fora de forma.





“Algumas contratações não encaixaram com o grupo base do título brasileiro. Chegaram jogadores fora de forma no decorrer de uma competição difícil. No futebol, é preciso existir o encaixe. Isso claramente não houve nesta temporada. Os jogadores não tiveram tempo de se preparar. Aí foi o grande erro. Ainda tivemos as polêmicas nos bastidores, interferências, isso tudo atrapalha uma filosofia de trabalho”, disse, acrescentando.

“O Flamengo precisa se reorganizar para fazer um bom 2011. Um clube desse tamanho não pode brigar contra rebaixamento, se equivocar nas contratações. É preciso ter calma e acho que agora a diretoria terá tempo para isso. Outra coisa importante é a análise dos atletas que virão jogar no clube. Alguns são grandes jogadores, mas não tem o perfil do Flamengo. Não é fácil jogar aqui”, comentou o treinador, próximo de acertar um contrato com o Duque de Caxias para 2011.





Nunes, autor de dois gols na final do Mundial de 1981, voltou o seu discurso para a estrutura do clube. O ex-atacante acredita que a conclusão das obras no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, será um passo importante para o futebol rubro-negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário