quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Oscar Niemeyer completa 103 anos inaugurando outra obra









O arquiteto Oscar Niemeyer comemorou nesta quarta-feira o 103° aniversário inaugurando mais dois projetos.

Dois centros de cultura e conhecimento: um, às margens da Baía de Guanabara, em Niterói. Outro em Avilés, na Espanha.

O de Niterói vai ser a sede da Fundação Oscar Niemeyer e uma escola de arquitetura e humanidades. Porque, para o autor, arquitetos têm que aprender filosofia, historia, arte. O da Espanha será um centro de produção cultural.

As duas obras foram inauguradas no aniversário de Niemeyer. Em Niterói, teve festa e até um bolo.

Junto da mulher Vera Lúcia, o arquiteto centenário disse que estava feliz: “Satisfeito porque os amigos estão aqui e são generosos, conversam, me dão apoio. Isso é muito bom de sentir a essa altura da vida”, falou o arquiteto.

Oscar Niemeyer dominou as curvas, superou o tempo. Aos 103 anos, ele ainda surpreende e emociona parentes, amigos e colaboradores. Quando ninguém mais espera, o arquiteto ainda surge com uma nova ideia, um novo projeto.

“Eu acho que é por isso que ele está, chegou gloriosamente a essa idade e está ai. A gente vai inaugurar coisa dele daqui a 2, 3 anos de novo”, disse o calculista José Carlos Sussekind.




“Ele é assim, um exemplo pra nós da família e um exemplo pra nós brasileiros”, disse o neto administrador do arquiteto, Carlos Oscar Niemeyer.

Ivan Daniel, de 5 anos, pediu à mãe para conhecer o ídolo. Quis levar os desenhos das obras do arquiteto. No meio de tantos adultos, furou o bloqueio e deu os desenhos dele de presente a Niemeyer.

O que ele quer ser quando crescer? “Oscar Niemeyer. Quando crescer, vou. Vou ser igualzinho a ele”, disse o menino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário