segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FLAMENGO DEZENOVE VEZES CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA





O Flamengo ganhou o jogo sem brilho, mas conquistou a Taça Guanabara com méritos. Longe de ser ainda o time capaz de empolgar, teve o toque do talento de Ronaldinho, em seu segundo gol de bola parada e em seu único chute em gol, para decidir com categoria. O Boavista só jogou depois que sofreu o gol, quando tirou um lateral e colocou o terceiro atacante para tentar o empate. O Flamengo neutralizou bem ao escalar mais um zagueiro. Foi um dos momentos marcantes do duelo tático dos técnicos, que mostraram inteligência e souberam mexer as peças no tabuleiro do jogo de pouco aproveitamento nos chutes em gol, apesar de alguns lances de perigo criados próximos das áreas.


Poucos talvez tenham observado, mas Ronaldinho cobrou a falta com tanta convicção que comemorou o gol antes de a bola entrar. Ele sentiu que o goleiro do Boavista, atrasado no reflexo, não chegaria a tempo de tocar na bola, que entrou à esquerda. O gol que decidiu o jogo foi aos 26 minutos do segundo tempo. O meio-campo Edu Pina, revelado nas divisões do Vasco e emprestado ao Boavista, fez a falta em Tiago Neves a 29 metros do gol. Ronaldinho pediu para cobrar porque era à sua feição, da posição que é mais favorável para suas execuções. Bateu com o lado interno do pé direito, sem tanta força, mas com muita colocação. Tiago, goleiro do Boavista, deu dois passos e ameaçou ir na bola, mas logo parou, sentindo que não a alcançaria.

Flamengo 1 x 0 Boavista. Renda: R$1.198.930,00. Pagantes: 36.102. Presentes: 41.708. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique. Única falha: não ter expulsado Renato, do Flamengo, no lance em que expulsou Frontini, do Boavista. O jogador do Flamengo, que já tinha sido advertido com cartão amarelo, entrou de pé alto no lance e provocou a reação do jogador do Boavista, que o empurrou. O árbitro teve má interpretação e acabou cometendo a injustiça de expulsar só o jogador do Boavista.

A campanha do Flamengo foi meritória e o time ganhou a 19ª Taça Guanabara – a sétima invicta de sua história -, ampliando a vantagem de oito sobre o Vasco, que ganhou 11; de 11 sobre o Fluminense, que conquistou 8 e de 13 sobre o Botafogo, que ganhou 6. Os outros três times que ganharam a taça apenas uma vez foram America, Volta Redonda e Americano. O Flamengo venceu 8 jogos e empatou 11, marcando 16 gols e sofrendo 5 (melhor defesa). O Boavista terminou com 4 vitórias, 3 derrotas e 2 empates, 16 gols marcados e 13 sofridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário