segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tem início semana da saúde do CAPS-AD Ana Pitta




Com o tema, “Despertando para melhor qualidade de vida”, teve início na manhã desta segunda-feira, 7, a Semana da Saúde do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Ana Pitta, no conjunto Marcos Freire I. O evento, que tem como objetivo proporcionar aos usuários uma semana de atividades e palestras de conscientização sobre diversos temas relacionados à saúde, reuniu dezenas de usuários.
A coordenadora do Caps-AD, Gilzanira Bastos, falou da importância da iniciativa para os usuários. “Nosso papel aqui é tentar conscientizar os usuários e a população sobre a importância de uma melhor qualidade de vida através de atividades. Com isso, acreditamos que podemos contribuir para uma vida saudável para todos. Hoje pela manhã tivemos duas palestras uma sobre a importância dos medicamentos e outra sobre alimentação saudável, além de fazer exames de glicemia e verificação da pressão arterial.
“Vamos falar sobre diabetes, hipertensão e obesidade de uma forma bem fácil, falando do dia a dia de cada um, como fazer uma alimentação balanceada de acordo com cada doença, fazer um panorama do que eles comem no dia a dia e tirar as dúvidas que eles têm”, informou a nutricionista do restaurante popular, Cristiane Pereira.
A psiquiatra Maria Helena Ávila falou sobre os riscos da automedicação. “Passei para eles que não devemos cuidar da saúde apenas quando estamos doentes, pois nossa saúde deve está sempre em primeiro plano, devemos cuidar também do lado mental, social, espiritual e que cada um se responsabilize por uma vida saudável, devemos lembrar sempre que não podemos nos automedicar, os médicos estão aí para isso”, disse ela.
Inocêncio da Silva, de 39 anos, é usuário há 10 meses do Caps-AD e diz estar satisfeito com o atendimento dos profissionais do Centro. “Aqui sou muito bem atendido, os funcionários são extremamente atenciosos e competentes e essa semana de saúde veio para melhor nos servir. Alguns de nós não temos como ir ao médico frequentemente e aqui podemos verificar pressão, fazer exame de glicemia e ter uma conversa especial com enfermeiros e toda equipe do Caps”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário